Swim Madeira

ir para conteudo
PT EN DE
Partilhar

Mayra Santos

CEO e Guia da SwimMadeira.

Mayra Santos (luso-brasileira) é uma ultramaratonista que detém vários feitos incríveis de natação em maratona. Foi a primeira mulher a nadar do Porto Santo a Madeira 42km e é detentora do Record Mundial nadando 31h e 07m em uma piscina contra corrente. Mayra Santos está a alargar os limites da maratona de natação e do que a mente e o corpo humano podem alcançar. Descrita como uma das maiores nadadoras de ultra-maratona da história, uma inspiração e um modelo a seguir. Mayra conhece os mares da ilha da Madeira como ninguém e sua missão é proporcionar cada sessão em momentos únicos permitindo que qualquer nadador, independentemente do seu nível de nado, possa viver experiências autênticas, em locais naturais únicos com total segurança.

A Equipa SwimMadeira

João Duarte

Responsavél Logistico SwimMadeira

João Duarte é um apaixonado pelo desporto de aventura. A sua alegria e boa disposição são contagiantes, dentro e fora de água. Habituado a passar horas em cima de um caiaque no mar acompanhando a mulher – a ultramaratonista Mayra Santos - nos seus treinos e desafios João, acabou por adquirir ao longo dos anos, uma experiência significativa a treinar e orientar nadadores. Nunca teve medo de trabalhar e acredita que “sonhar grande e sonhar pequeno da o mesmo trabalho”.

A Equipa SwimMadeira

Miguel Roldão

Guia e Treinador

Miguel Roldão Santos, natural de Lisboa, cresceu frequentando as águas da Ericeira desde os seus 4 anos.  O que começou como férias à beira-mar tornou-se uma conexão vitalícia com o oceano azul. Embora tenha praticado natação desde crianca, nunca atingindo o nivel de alto rendimento. Decidiu aos 20 anos de idade ser instrutor de natação.

A sua paixão pelo desporto nunca esmoreceu. Como nadador master especializado em Águas Abertas, participou em inúmeros circuitos nacionais e competições. Quando realizou a sua primeira maratona aquática, percebeu que a sua grande paixão não é só competir, mas sim nadar.

Com uma licenciatura em Educação Física e Desporto e atualmente a concluir um mestrado em Treino Desportivo, com foco em Águas Abertas, e detentor do título de Treinador de Natação Nível 2. A missão de Miguel é ajudar as pessoas a alcançar o aparentemente impossível e abraçar a jornada de auto aperfeiçoamento.

A Equipa SwimMadeira

Mário Bonança

PhD Treinador de Natação em Águas Abertas - Grau III (FPN)

O Mário é atualmente treinador de natação da Equipa principal Vikings SC se destacando por ser Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Lusófona e ex- Atleta de natação com uma carreira Nacional e Internacional marcante, tanto na natação de Águas Abertas quanto na Natação Pura onde é Hexacampeão Nacional. 

Mario colabora com a SwimMadeira no Planeamento de Treinos associado aos objetivos específicos de cada atleta, foi o Treinador responsável pela preparação da nossa embaixadora Mayra Santos para a Travessia do Porto Santo - Madeira que concluiu com distinção.  

  • PhD - Natação em Águas Abertas;
  • Treinador de Natação - Grau III (FPN);
  • Treinador da Equipa principal Vikings SC (desde 2018);
  • Treinador adjunto da Equipa principal SCP (2017);
  • Treinador oficial da preparação da Travessia Porto Santo - Funchal (2019) da atleta Mayra Santos;
  • Treinador da IronWoman portuguesa Filomena Gomes (2022) (segmento natação);
  • Treinador dos nadadores olímpicos portugueses (2017 e 2018): Alexis Santos, Francisco Santos;
  • Treinador do nadador olímpico Pedro Pinotes (Angola);
  • Treinador do olímpico (2017 e 2018): Igor Mogne (Moçambique);
  • Treinador das nadadores paralímpicas (2015 e 2016): Joana Calado e Simone Fragoso;
A Equipa SwimMadeira

GAELLA PLANCHETTE

"Fazer o que se gosta é liberdade, gostar do que se faz é felicidade"

Nado numa piscina desde os 6 anos de idade. Fiz disso a minha profissão e uma verdadeira paixão para ensinar e transmitir. Filmei mais de 2000 bebés durante a sua primeira imersão e desenvolvi uma especialidade em imersão para crianças e adultos. Em 25 anos, tive a oportunidade de ensinar mais de 3000 crianças e 1000 adultos a nadar. Este trabalho é tão gratificante que me faz feliz. Também pratico aquafitness e adoro dançar na água e pôr as pessoas a mexerem-se com energias positivas. Geri um centro de fitness na Bretanha com os meus pais durante mais de 20 anos e agora aspiro a mais liberdade, sol, mar, cultura para continuar a aprender com cada um de vós. Deixar a família e os amigos, tudo o que conheço e partir para o desconhecido parece uma loucura, mas o desejo e a paixão são demasiado fortes.

A natação em águas abertas é recente, já treino e gosto há 2 anos. O meu nível como nadador de piscina permitiu-me qualificar para os campeonatos do mundo de masters no Japão no verão de 2023 onde fiquei em 4º lugar (estive em 1º mas o meu erro de boia pôs-me de novo no ranking), apanhei os campeonatos europeus que se realizaram nesta magnífica ilha da Madeira e foi aí que me apaixonei por este fantástico pedaço de Terra....

Acompanhe-me numa experiência de natação nas maravilhosas águas azul-turquesa que esta ilha oferece, mais do que uma despesa desportiva, uma fuga, uma emoção e a infinita sensação de liberdade de ter a oportunidade de viver isto!

A Equipa SwimMadeira

Bastin Jeltema


Sobre mim, sou holandês nativo e vivo há mais de 10 anos em Cracóvia, na Polónia.
Nado desde criança, no entanto, desde que comecei há alguns anos com o Triatlo, descobri o meu verdadeiro amor pela natação e especialmente pela natação em águas abertas.
Atualmente, sou um triatleta ativo e treinador de corrida e de águas abertas da Oceanman. Também estou atualmente inscrito na certificação de treinador do Ironman, que espero terminar no final do verão de 2024.
Atualmente, estou a treinar pessoas para a maratona (corrida), bem como nadadores para a corrida do Bósforo na Turquia.
O que eu realmente gosto de ver é que as pessoas têm um objetivo definido para si próprias e lutam arduamente para o alcançar. Para mim, ver as pessoas a nadar melhor, mais depressa e a ficarem mais fortes é o mais importante.

Como atleta, nadei no ano passado no Oceanman Ibiza e qualifiquei-me para as finais mundiais do Oceanman. Terminei 4 triatlos completos, também conhecidos como distâncias "Ironman", corri algumas maratonas, sou um corredor Ultra e participei em muitas outras corridas mais pequenas. Os objectivos futuros incluem o Campeonato do Mundo Norseman Xtri (Triatlo), Ultra trail runs e muitas provas de natação espectaculares, como as finais mundiais do Oceanman, as provas de natação no Canal da Mancha e a prova SCAR que me chamou a atenção há algum tempo.
Como treinador, espero ajudar muitas pessoas a atingir os seus objectivos, os seus sonhos, e suas metas.

A Equipa SwimMadeira